ADITIVOS HIDRÓFUGOS

 

IMPERMEABILIZANTE

 

Os aditivos hidrófugos são componentes que são incorporados na argamassa com o objetivo de torná-las impermeáveis.

Trata-se de uma solução de execução simplificada e custos menores. Contudo este tipo de impermeabilização deve ser feito durante o período da obra, uma vez que os custos para refazer e reformar este tipo de sistema de impermeabilização são altos e inviabilizam a operação. Quando planejados e executados no decorrer da obra, os custos são bastante competitivos e se apresentam como uma boa solução de sistema de impermeabilização.


A argamassa com aditivos hidrófugos é considerada um sistema rígido, sendo assim uma boa solução para locais enterrados, muros de arrimo, poços de elevador e áreas com baixa movimentação térmica em geral.

• Modo de aplicação: O aditivo hidrófugo é adicionado na água de amassamento para o preparo da argamassa. Para melhor aderência em paredes, é necessário que a superfície tenha recebido uma camada de chapisco. Este tipo de argamassa também pode ser utilizado em elementos de fundação.

• Vantagens: Baixo custo quando executado durante a fase de obra, não necessita mão de obra especializada.

• Desvantagens: Sujeita a falhas durante a execução, difícil manutenção e recuperação quando começa a apresentar falhas.