MANTA ASFÁLTICA

 

IMPERMEABILIZANTE

 

A manta asfáltica é um dos sistemas de impermeabilização flexíveis mais utilizados em todo país, e é indicado para os mais diversos elementos estruturais como lajes, vigas, reservatórios, piscinas, e é facilmente encontrado no mercado.

 

Este é um sistema de impermeabilização pré-fabricado, vendido em rolos que são instalados à quente, com auxílio de um maçarico. A resistência mecânica e a abrasão é baixa, por isso deve ser feita uma camada de revestimento – contrapiso e piso, por exemplo – de forma a proteger o sistema e garantir a sua durabilidade.

 

É muito importante frisar que, apesar de bastante conhecido e utilizado, o sistema de impermeabilização com manta asfáltica deve ser aplicado seguindo os procedimentos corretos e recomendações das normas e instalado por empresas e profissionais especializados.

 

A qualidade deste tipo de sistema está diretamente ligado com a qualidade da mão-de-obra.

 

  • Modo de instalação: a superfície a ser impermeabilizada recebe uma camada de primer, e prossegue-se a instalação à quente da manta, com o cuidado para haver uma sobreposição de pelo menos 10cm nas emendas. Cuidados especiais devem ser tomados nos rodapés, cantos, e encontros com as paredes. Após a instalação da manta, deve ser feita uma camada de revestimento.
  • Vantagens: facilidade de encontrar no mercado, sistema conhecido, custo competitivo na fase de construção.
  • Desvantagens: dificuldade de manutenção e reforma, sistema com emendas, possibilidade alta de falhas na execução com mão-de-obra não qualificada.