Impermeabilização de caixa d'água metálica

 

ESPECIFICAÇÕES TÉCNICA PARA RESTAURAÇÃO DE CAIXA D’ÁGUA DE METAL

 

Objetivo

 

Está especificação tem por objetivo estabelecer critérios e exigências de qualidade obedecendo todas as normas, para o fornecimento a manutenção e reforma, limpeza de reservatórios metálicos utilizados para reserva de água potável para consumo humano, de acordo com as Normas ABNT.

 

 

 

1. MODELO RESERVATÓRIO


➢ Modelo: Reservatório metálico estilo torre.
➢ Composição da caixa: Chapa de aço carbono.
➢ Capacidade: 50 m³.

caixa d agua metalica

 

2. NORMAS TÉCNICAS DO PROJETO


➢ NBR 7831 - Sistema de revestimentos protetores com finalidade anticorrosiva.

➢ NBR 7833 - Sistemas de revestimentos protetores com finalidade anticorrosiva - Poliuretnao.

➢ NR 35 - Estabelece os requisitos mínimos e as medidas de proteção para o trabalho em altura, envolvendo o planejamento, a organização e a execução, de forma a garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores envolvidos direta ou indiretamente com esta atividade. Considera-se trabalho em altura toda atividade executada acima de 2,00 m (dois metros) do nível inferior, onde haja risco de queda.

➢ NR 33 - Estabelece os requisitos mínimos para identificação de espaços confinados e o reconhecimento, avaliação, monitoramento e controle dos riscos existentes, de forma a garantir permanentemente a segurança e saúde dos trabalhadores que interagem direta ou indiretamente nestes espaços.
Espaço Confinado é qualquer área ou ambiente não projetado para ocupação humana contínua, que possua meios limitados de entrada e saída, cuja ventilação existente é insuficiente para remover contaminantes ou onde possa existir a deficiência ou enriquecimento de oxigênio.

 

3. ESGOTAMENTO


O reservatório será esvaziado seguindo a sequência abaixo, alternando entre qual sistema melhor se adequa ao processo de esvaziamento total do reservatório.

➢ Processo de sucção.
➢ Sistema By Pass (caixas reservas).
➢ Bomba hidráulica.
➢ Extravasor de água (ladrão).
➢ Consumir a reserva de água sem reabastecimento.

 

4. ADAPTAÇÃO ESCOTILHAS


Antes do início do processo de restauração da caixa d’água a Manejo Ambiental seguira os procedimentos abaixo.


➢ PARTE EXTERNA: Instalação de Escotilha de Visita.
➢ PARTE EXTERNA: Instalação de Escotilha para realização de manutenção no reservatório de água.

 

5. INTERNO

 

➢ PARTE INTERNA:

o Hidro jateamento com máquina de alta pressão especifica para remoção de resíduos e camadas soltas de tinta.

o Preparação da Superfície: Raspagem da parte interna enferrujada, teto fundo e costado com lixadeira elétrica, detecção e reparos de furos com solda elétrica.

o Desoxidação de pontos com ferrugem na estrutura interna com escova de aço e remoção da sujeira. Limpeza das paredes teto e costado com solvente para limpeza.

➢ FERRUGEM: Ferrugem em estado avançada será removido a parte podre e soldado uma chapa similar no lugar.

 

6. REVESTIMENTO INTERNO

 

Preparação da superfície para receber tinta impermeabilizante.

 

➢ Fundo: Aplicação de uma (01) demão a base de epóxi, totalizando em média 90 a 100 micrômetros de espessura seca na cor cinza óxido conforme ABNT-NORMA: NBR 7831 (Sistema de revestimentos protetores com finalidade anticorrosiva). Específico para o uso e reserva de água potável.

➢ Acabamento: Aplicação de duas (02) demãos a base de epóxi poliamida de alta espessura totalizando em média 500 micrômetros de espessura seca, conforme ABNT-NORMA: NBR 7831 (Sistema de revestimentos protetores com finalidade anticorrosiva). Específico para o uso e reserva de água potável.

Adepoxi AWWA TAR FREE dupla função, com características de alta resistência fisioquímica e alta impermeabilidade, com 200 micros de filme seco específico para contato com alimentos aquosos, na cor azul piscina, anticorrosivo e atóxico

 

7. REVESTIMENTO EXTERNO

 

➢ Acabamento: Aplicação de duas (02) demãos em esmalte poliuretano, automotiva em média de 250 a 280 micrometros de espessura seca, conforme ABNT-NORMA: NBR 7833 na cor branco gelo ou azul.

➢ EXTERNO: Limpeza nas paredes e tetos do reservatório, desoxidação das partes oxidadas.

 

8. TEMPO DE CURA

 

O tempo de secagem deverá ser de no mínimo de 48 horas para total evaporação do solvente, recomendado pelo fabricante antes do uso, descartar a água duas (02) ou três (03) vezes para sair o gosto da tinta nova na água.

➢ A retirada dos detritos e entulho acumulados durante o processo de impermeabilização, será feito por nossa empresa, porém a colocação de caçambas para remoção dos entulhos fica por conta da contratante se necessário.

➢ A execução do serviço será de aproximadamente 30 dias e em condições favoráveis.

 

9. GARANTIA DO SERVIÇO

 

A Manejo Impermeabilização da garantia total dos serviços acima prestados.

 

➢ Garantimos o serviço de impermeabilização pelo prazo de 05 anos.

➢ Durante o período que compõe a garantia a contratada se dispõem a negociar o melhor preço para higienização ou possíveis manutenções (mediante comprovação escrita), para que não haja interferência de terceiros durante esse período e assim não ser desconsiderada a garantia

.