Impermeabilização de caixa d'água de concreto

 

ESPECIFICAÇÕES TÉCNICA PARA RESTAURAÇÃO DE CAIXA D’ÁGUA DE CONCRETO


Objetivo


Está especificação tem por objetivo estabelecer critérios e exigências de qualidade obedecendo todas as normas, para o fornecimento de impermeabilização de reservatórios de água de concreto armado utilizados para consumo humano, de acordo com as Normas ABNT.

 

 

1. MODELO RESERVATÓRIO


✓ Modelo: Reservatório suspenso de água para uso do condomínio.
✓ Composição da caixa: Alvenaria, argamassa e concreto armado.
✓ Capacidade de armazenamento: 15 m³.

 

caixa d agua suspensa

 

Exemplos de impermeabilização antes e depois

 

caixa d agua antes e depois

 

Exemplos de impermeabilização manta asfaltica

 

caixa d agua internamente

 

 

3. NORMAS TÉCNICAS DO PROJETO


✓ NBR 11.905 – Sistema Impermeabilizante composto por cimento impermeabilizante e polímeros.
✓ Cimento normas: CP II E 32.
✓ Tela poliéster.
✓ NR 33 - O espaço confinado é qualquer área ou ambiente não projetado para ocupação humana contínua, com aberturas limitadas de entrada e saída.
✓ NR 35 - Toda atividade executada acima de 2 m do nível inferior, onde existe o risco de queda, é considerada trabalho em altura.
Observação: “Se a estrutura da caixa d’água apresentar rachaduras, será usado cimento e tela de poliéster para fazer os reparos necessários, para dar continuidade no processo de impermeabilização.”

 

4. ESGOTAMENTO

 

O reservatório será esvaziado seguindo a sequência abaixo, alternando entre qual sistema melhor se adequa ao processo de esvaziamento total do reservatório.

✓ Processo de sucção
✓ Bomba hidráulica
✓ Extravasor de água (ladrão)
✓ By pass

 

5. PREPARAÇÃO DA SUPERFÍCIE

 

Antes do início do processo de impermeabilização a Manejo Ambiental seguira os procedimentos abaixo.

✓ INTERNO: Vistoria total do reservatório que vai receber a impermeabilização. A vistoria serve para verificar se a estrutura precisa de algum reparo, antes de receber o composto impermeabilizante.
✓ SUPERFÍCIE: Limpeza nas paredes, teto e piso para remoção de qualquer objeto estrando que se encontra na superfície a ser tratada. Exemplo: corpo estranho (sujeira), lodo, fungos e bactérias.

 

6. REGULARIZAÇÃO

 

A regularização do reservatório de água será feita, quando o ambiente a ser tratado apresentar avarias que podem comprometer o processo de impermeabilização.
O processo de regularização é para corrigir falhas obtidas com o decorrer do desgaste do material impermeabilizante e da própria estrutura do reservatório. O deslocamento da estrutura do reservatória através de pequenas trepidações devido ao abastecimento do mesmo ou por movimentações próximo ao reservatório, podem causar rachaduras na parte interna do reservatório prejudicando o processo de impermeabilização.

✓ Tela poliéster: Possibilita a formação de membrana e aumento da resistência à tração. Evitando possíveis rachaduras.
✓ Cimento: CP II E 32.

 

7. TRATAMENTO IMPERMEABILIZAÇÃO

 

✓ Produto: Aplicação de duas demãos nas paredes e no fundo da caixa de impermeabilizantes regulamentados na norma NBR 11.905 – Sistema Impermeabilizante composto por cimento impermeabilizante e polímeros.
✓ Qualidade: Os impermeabilizantes que se enquadram na norma NBR 11.905, são revestidos de ótima aderência e excepcional resistência, que penetram por porosidade nos capilares da estrutura, gerando assim uma impermeabilização estrutural de grande qualidade.

 

8. ANÁLISE FINAL

 

O serviço será liberado após cura total do produto, seguindo todas as normas de segurança.

✓ A retirada dos detritos e entulho acumulados durante o processo de impermeabilização, será feito por nossa empresa, porém a colocação de caçambas para remoção dos entulhos fica por conta da contratante se necessário.
✓ A execução do serviço será de aproximadamente 15 dias e em condições favoráveis.

 

9. GARANTIA DO SERVIÇO

 

A Manejo Ambiental da garantia total dos serviços acima prestados.
✓ Garantimos o serviço de impermeabilização pelo prazo de 05 anos.
✓ Durante o período que compõe a garantia a contratada se dispõem a negociar o melhor preço para higienização ou possíveis manutenções (mediante comprovação escrita), para que não haja interferência de terceiros durante esse período e assim não ser desconsiderada a garantia.